quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Escolas devem entregar Plano para receber verbas bimestrais

PUBLICIDADE

As escolas da rede estadual de ensino que ainda não enviaram o Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) para Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e nem preencheram o Plano de Trabalho Anual, no Sistema Gerencial de Convênio (Sigcom) devem providenciar com urgência a documentação.

Caso não façam esses procedimentos, essas unidades escolares correm o risco de não receberem a 2º parcela das verbas bimestrais, que são destinadas para manutenção de reparos na escola e na área pedagógica. “Para poder receber o recurso o gestor tem que firmar convênio e isso só será possível se enviarem a documentação necessária e planejamento das ações para o ano letivo”, informa a superintendente Adjunta de Gestão Escolar, Débora Marques Villar.

Preocupada com a dificuldade das escolas em enviar a documentação, a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, liberou em caráter de urgência para todas as unidades escolares a 1ª parcela das verbas bimestrais. “Esses recursos são fundamentais para o funcionamento pedagógico e estrutural da escola como. Eles são utilizados reparos em portas, parte elétrica, ventiladores e compra de equipamentos e fortalecer as ações do pedagógico”, frisa a superintendente adjunta.

PDE – O Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) é feito pela escola de modo participativo, onde a unidade prioriza o ensino e o aprendizado, informando de que modo vai investir o recurso. O prazo para que as unidades pudessem estar enviando o PDE venceu no último dia 30 de março.

Para continuar recebendo as verbas bimestrais, os diretores devem informar por meio de um relatório, todos os gastos previstos para 2005. A verba, dividida em cinco parcelas, é calculada de acordo com o número de alunos. A unidade que não prestar conta de como o recurso foi investido não recebe às outras parcelas, ficando inadimplente com Secretaria.

“Pedimos que enviem com a máxima urgência o plano, para ser analisado pela Seduc e assim possamos ter informações do projeto das escolas e viabilizar o 2º repasse”, explica Débora.

Desde o inicio do ano a equipe da Gestão Escolar vem capacitando gestores, secretários e assessores pedagógicos das unidades, com o intuito de orientá-los sobre os procedimentos da assinatura do convênio. Mas até o momento nenhum convênio foi firmado com a Seduc para o recebimento das verbas.

Para firmar o convênio, os gestores devem acessar o site da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) entrar no Sistema Gerencial de Convênios (Sigcom) e preencher o Plano de Trabalho Anual (PTA). Deve também enviar para Seduc o Plano de Desenvolvimento Escolar, para ser analisado.

O Sistema Gerencial de Convênios (Sigcom), foi criado para dar transparência, pois através do sistema a sociedade pode acompanhar todas as formas de convênio com instituições, prefeituras e com as escolas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...

Escola técnica abre vagas para curso de inglês básico em Cuiabá

Já estão abertas as inscrições para os cursos de...

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje

Começou hoje o período para solicitar a isenção da...

Estudantes de Sinop embarcam para competição mundial de robótica nos EUA

Onze estudantes da rede estadual de ensino em Sinop...
PUBLICIDADE