quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: Ministério Público notifica prefeitura para comprovar matrículas de 736 crianças em creches

PUBLICIDADE

O Ministério Público Estadual, por meio da 8ª Promotoria de Justiça Cível, notificou o secretário municipal de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, para que no prazo de 30 dias comprove a matrícula na rede municipal de ensino, na modalidade creche, de 736 crianças – de 0 a 3 anos de idade – que estariam na fila de espera aguardando uma vaga. O número é referente ao acumulado deste ano e de 2017.

O município deverá, ainda, apresentar no mesmo prazo, informações comprovadas sobre o planejamento da Secretaria Municipal de Educação para a ampliação progressiva da oferta de vagas em creches ainda este ano, mediante a construção de novas unidades ou ampliação da rede conveniada.

Na notificação o MPE ressalta que é de responsabilidade dos municípios oferecer educação infantil em creches e pré-escolas – “esta considerada a primeira etapa da educação básica, cuja finalidade é o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade”.

O Ministério Público destacou que o poder público quando se abstém de cumprir, total ou parcialmente, o dever de implementar políticas públicas definidas no próprio texto constitucional, transgride a própria integridade da Carta Magna, estimulando o fenômeno da erosão da consciência constitucional.

O promotor de Justiça, Miguel Slhessarenko Junior, ressaltou sobre a importância do município trabalhar no sentido de reduzir progressivamente a demanda reprimida e destacou que o MPE está à disposição para deliberação de possível ajustamento de conduta tendo como objeto a ampliação das vagas em creches na rede municipal de ensino de Cuiabá.

As informações são da assessoria do Ministério Público Estadual.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE