quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Conselho decide que Unemat só terá passar por processo de recredenciamento quando índice geral de cursos for insatisfatório

PUBLICIDADE

O Conselho Estadual de Educação recredenciou a Unemat em conformidade com o ciclo avaliativo do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ). O recredenciamento ocorreu durante a reunião ordinária da Câmara de Educação Superior (CEPS) e, com isso, o conlseho reafirmou a autonomia da Unemat ao deliberar que a Instituição só necessitará passar por processo de recredenciamento quando obtiver Índice Geral de Cursos (IGC) considerado insatisfatório.  Desde 2017, os recredenciamentos e renovações de reconhecimentos dos cursos da Instituições de Ensino Superior (IES) vinculados ao Conselho Estadual que possuem Conceito Preliminar de Curso e IES com Índice Geral de Curso (IGC) satisfatórios estão isentos de avaliação in loco. Isso significa que sempre que os cursos e a Unemat sempre que obtiver conceito a partir de 3 (três) ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes, terão o recredenciamento e reconhecimentos automáticos.  

A reitora da Unemat, professora Ana Maria Di Renzo, afirmou que a decisão dos conselheiros em adotar o ciclo avaliativo do Sinaes é muito importante, pois reafirma a autonomia da Unemat, reconhece os avanços que a instituição teve nos últimos anos e dá maior transparência e celeridade aos atos normativos. Ela lembrou ainda que no último recredenciamento da Unemat, ocorrido em março de 2012, estabelecia alguns critérios a serem observados até 2016, como a implantação de um curso de doutorado institucional. “Nós pudemos demonstrar para os conselheiros que a Unemat vem trabalhando e se estruturando a cada dia, tanto que todos os pontos apontados durante o processo de recredenciamento, há seis anos, foram suplantados e atendidos. Hoje temos na Instituição não um, mas quatro cursos de doutorado em funcionamento,  já temos inclusive doutores formados pela Unemat”,  afirmou Ana Di Renzo.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Vera Maquêa, que acompanhou a sessão do Conselho Estadual de Educação, destaca que a decisão do CEE em aderir ao Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) vinculado ao INEP que trabalha com ciclos avaliativos é importante para a Unemat uma vez que segue a política nacional de avaliação já posta no Brasil. Ela lembrou que com a adesão ao ciclo avaliativo, os conselheiros decidiram prorrogar o recredenciamento da Unemat até dezembro deste ano para que a partir de 2019 a instituição já passe a ser recredenciada dentro do ciclo avaliativo do Sinaes.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...
PUBLICIDADE