sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Acaba a greve nas escolas municipais em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE

Os servidores municipais da Educação que estavam em greve, decidiram, esta tarde, em assembleia, encerrar a greve -iniciada quinta-feira passada-. Os professores e demais funcionários voltam a trabalhar amanhã e manterão o 'estado de greve' para continuar nas negociações com a prefeitura. A presidente do Sintep em Lucas, Tania Jorra, expôs que a categoria conseguiu a mudança da data base (sendo antecipada de maio para janeiro) e continuará reivindicado 6,8% de reposição salarial. A prefeitura concedeu 3,3% retroativos a maio.

A categoria também quer que todos os trabalhadores sejam inseridos no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Educação, que está sendo elaborado por uma comissão.

A paralisação terminou após o desembargador Luiz Carlos da Costa conceder liminar, a pedido da prefeitura, e considerar a greve abusiva e determinar que os profissionais voltassem ao trabalho. Após várias negociações, a prefeitura decidiu que teria caixa para bancar 3,3% de reposição geral anual (RGA). O projeto foi enviado à câmara, mas a oposição ao prefeito rejeitou e cobrava que o percentual fosse maior. Binotti e a equipe econômica mantiveram posicionamento que a concessão de percentual acima de 3,3% traria sério risco de desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal sobre limite de gastos com pessoal. Com a rejeição do projeto por parte dos vereadores, havia possibilidade dos servidores ficarem seu reajuste geral anual se um novo projeto não fosse apresentado. Inicialmente, a câmara ensaiou recuo e que votaria o projeto. Mas nãop votou. O prefeito Binotti fez duros ataques ao presidente, Mano da Saúde, acusando-o de articular a reprovação para prejudicar sua gestão. Em seguida, a prefeitura encaminhou outro projeto, mantendo os mesmos 3,3% de reposição e, os vereadores acabaram aprovando o projeto por unanimidade.

O Sintep manteve posicionamento de continuar cobrando 6,81% e iniciou a greve. Houve protestos em frente a prefeitura após a decisão da justiça em considerar o movimento abusivo.

(Atualizada às 19:06h)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE