quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Unemat divulga resultados sobre armazenagem do arroz na 8ª Festa do Arroz

PUBLICIDADE

O Prolog – Soluções à Projetos Logísticos de Transporte e Localização de Agroindústrias do Norte de Mato Grosso – foi uma iniciativa do departamento de Pesquisas de Ciências Econômicas da Unemat (Universidade de Mato Grosso), sob a coordenação do professor Gilberto Sisto Fernandez. Esse projeto tem como objetivo a busca de uma maior integração entre produtor-armazém e armazém-indústria. Só Notícias adianta os resultados, que serão apresentados no próximo sábado, durante a 8ª Festa de Arroz, no Parque de Exposições da Acrinorte.

Através das pesquisas realizadas com as formas de transportes e armazenagem existentes, hoje, foram levantadas possíveis soluções, para a melhoria do desenvolvimento da produção do arroz. “Os custos que os produtores da Região têm com o transporte e secagem dos grãos, são muito altos, todos reclamam, constantemente. Então procuramos encontrar soluções para estes problemas, para que desta forma o setor possa crescer cada vez mais”, disse ao Só Notícias, uma das pesquisadoras do Prolog, Márcia da Silva Cezar.

A implantação de mais 9 armazéns na região foi a principal solução encontrada. “Alguns produtores chegam a passar 3 dias nas filas das secadoras para descarregar a produção, isso eleva muito os custos e os prejuízos. Com mais essas secadoras esse valor cairia em cerca de 40%”, salientou. Hoje há 7 secadoras no Nortão, que não são suficientes para toda a demanda produtiva de arroz.

Cerca de 546 produtores de todo o Nortão tem aproximadamente 700 mil toneladas de arroz estocados. As pesquisas foram realizadas, durante um ano, por professores pesquisadores e 6 pesquisadores estagiários da Unemat, com 102 orizicultores, através de financiamentos da Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisas da Mato Grosso), um total de R$ 24 mil.

Os pesquisadores da Unemat obtiveram, ainda, o apoio da APA (Associação dos Produtores de Arroz) e de Sindicatos Rurais, que forneceram os dados necessários ao levantamento de dados.

A 8ª Festa do Arroz começa amanhã e vai até o domingo (10). Os produtores particiaparão de palestras, dinâmicas de máquinas e dias de campo. Os visitantes, em geral, poderão assitir ao show da Banda Tradição, no sábado e da Banda Calypso do Pará, na última noite.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...

Cresce número de passageiros no aeroporto de Rondonópolis; Alta Floresta tem queda

O aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, registrou aumento...

Empresas de Diamantino contratam 535 novos profissionais, Juara 82 e Nova Mutum 45

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 535 vagas de empregos,...
PUBLICIDADE