quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop: auditor orienta contabilistas sobre doações de parte do IR para fundo da criança e entidades destacam importância

PUBLICIDADE

O auditor fiscal da Receita Federal, Yuiti Shimada, fez palestra, ontem à noite, para profissionais de contabilidade e acadêmicos, sobre a doação de parte do Imposto de Renda destinando dinheiro para os fundos municipais: pessoas físicas até 3%, desde que utilizem o modelo completo de declaração do IR; e 1% para pessoas jurídicas com lucro real.  O objetivo é fomentar repasse de dinheiro para projetos voltados às crianças e adolescentes.

As doações são feitas diretamente para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e os recursos devem, obrigatoriamente, ser destinados para atendimento das políticas, programas e ações voltados para a promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, explica o presidente Celso Clarindo. “O conselho avalia os projetos submetidos pelas instituições e esses projetos envolvem karatê, artes de diversas formas, música e artesanato. Enfim, ajudam as crianças e adolescentes a terem uma ocupação e até se profissionalizarem e saírem do mundo da marginalidade de criminalidade”.

O Centro Social Menino Jesus já foi beneficiado com dois projetos. "Um para compra de instrumentos musicais, que envolve as crianças em toda a parte lúdica. O ultimo é de instalação de uma horta onde, além de ter legumes frescos e saudáveis, acaba tendo a pedagogia de envolver as crianças nessa atividade de mexer com hortaliças e legumes. Claro, que cada uma das instituições que foram atendidas tem a sua importância em cada projeto. Os conselheiros são muito criteriosos para os projetos e desde que haja recursos para esses fundos são beneficiados e com certeza transforma a vida das pessoas”, explica o gestor do orfanato, Luiz Carlos Girardi, através da assessoria.

A delegada do Conselho Regional de Contabilidade, Marlene Costa, lembra que as doações são realizadas todos os anos e a parceria com a prefeitura de Sinop têm sido fundamental. “É um chamamento para o contador fazer o que já faz com maestria, que é na hora de fazer a declaração é fazer a destinação de 3% do imposto de renda para o cliente para o fundo da criança e do adolescente”.

Antes da palestra, foram realizadas apresentações de projetos desenvolvidos com recursos do fundo por entidades como APAE e CAPOA, além de exposição de artesanato feito por crianças e adolescentes.

Não foi informado o montante destinado para entidades ano passado.

 

 

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE