quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sema abre consulta pública sobre exploração florestal não madeireira ordenada

PUBLICIDADE

A secretaria estadual de Meio Ambiente abriu hoje a consulta pública sobre uma minuta de norma que visa estabelecer procedimentos simplificados de elaboração, análises e aprovação do plano de manejo florestal sustentável não madeireiro. Os interessados no tema devem fazer suas contribuições até o dia 07 de novembro. Conforme o coordenador de Conservação e Restauração de ecossistemas da Superintendência de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Sema, Marcos Antônio Camargo Ferreira, o objetivo é desenvolver ações integradas para promoção da exploração florestal não madeireira ordenada de produtos da sociobiodiversidade e não madeireiros tais como, castanha-do-brasil, pequi, cumbaru, babaçu, e outros, através do Plano de Manejo Florestal Sustentável Simplificado Não Madeireiros.

“Os produtos da sociobiodiversidade são os bens e serviços gerados a partir de recursos da biodiversidade, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse dos povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares, que promovam a manutenção e valorização de suas práticas e saberes, e assegurem os direitos decorrentes, gerando renda e promovendo a melhoria de sua qualidade de vida e do ambiente em que vivem”, pontua Marcos.

A Câmara Técnica foi criada em 2009, no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Agrícola (CDA) e transferida, em 2015, para o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDRS). O grupo é composto por representantes do poder público e da sociedade civil.

Uma das conquistas da Câmara Técnica foi a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para sementes nativas in natura, através do decreto 2.212/2014, que favoreceu a cadeia da castanha, informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...
PUBLICIDADE