quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso aumenta exportações em quase 10% nos cinco primeiros meses do ano

PUBLICIDADE

Mato Grosso ultrapassou a barreira dos U$ 7 bilhões em volume de exportação nos cinco primeiros meses deste ano. Segundo relatório do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o valor de vendas é de U$ 7,14 bilhões, uma elevação de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o valor comercializado em cinco meses era de U$ 6,52 bilhões. Os números consolidam o estado como o 5º mercado exportador do Brasil, com 7,6% da participação nacional.

Por outro lado, o Mato Grosso reduziu o valor de importação em 26,5%. De janeiro a maio, o mercado local comprou U$ 443,7 milhões contra os U$ 603,3 milhões importados no mesmo período de 2017. Isso impacta positivamente na balança comercial, que tem um superavit de U$ 6,7 bilhões, uma representação 13% maior do que o saldo de U$ 5,92 bilhões anotado nos mesmos meses do ano passado.

A soja puxa as vendas para o exterior. O grão e seus derivados, como farelo e óleo, respondem por 78% das vendas. O milho (8,3%), a carne (5,3%) e algodão (4,2%) vêm na sequência. Madeira e outros derivados do agronegócio completam os produtos vendidos. 

A China continua reduzindo as compras de Mato Grosso (8% a menos que o mesmo período do ano passado), mas ainda é o maior destino comprando 40% dos produtos estaduais. A Tailândia também reduziu as compras em 5%, mas continua como o segundo país que mais compra, com 5,9% da fatia, seguido de perto pelo Irã, que aumento a participação em 40% e agora responde por 5,8% das exportações mato-grossenses.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...
PUBLICIDADE