sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Geração de energia cai 19% em agosto em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A geração de energia em Mato Grosso reduziu 19,59% em agosto ante o mês anterior. Em julho, o conjunto de usinas do Estado gerou 1.074,58 MW médios, enquanto no mês seguinte caiu para 864,03 MW médios. A geração vem encolhendo desde abril, quando chegou a 5,5%, e teve seu pico em junho, com baixa 37,31%. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ligado ao Ministério de Minas e Energia.

Uma das explicações está na desativação da Usina Governador Mário Covas (Termelétrica de Cuiabá), que ocorreu justamente em junho, quando a Petrobras rompeu o contrato de fornecimento de gás natural por violação à cláusula anticorrupção, após vazamento do conteúdo do acordo de leniência assinado pelo sócio da J&F, Joesley Batista, com o Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

De acordo com o economista e doutor em Planejamento Energético, José Manuel Marta, a queda também está associada à redução dos reservatórios das hidrelétricas. “A queda nas hidrelétricas é decorrente da redução nos reservatórios e em Mato Grosso temos exemplos que podem ter reduzido, como as hidrelétricas do Manso, do Rio Correntes e do Jaurú, porque se não tem água reduz a geração”, explica. “E o crescimento geralmente está associado ao aumento do consumo e à reativação das térmicas, que ocorre quando os reservatórios estão secos”.

Manuel Marta aponta que a desativação da Termelétrica de Cuiabá também pode estar influenciando os resultados, já que a térmica com capacidade para geração de 480 MW por dia, suficientes para abastecer 40% da energia consumida no Estado até poucos anos, está desativada há 3 meses. “Não dá para pensar de maneira local, já que o sistema é interligado nacionalmente, mas termelétrica daria um reforço na geração”. (KA).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE