sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Fechamento de agências da Caixa não atinge Mato Grosso neste momento

PUBLICIDADE

Mato Grosso, por enquanto, não será atingido pelo processo de reestruturação anunciado pelo Conselho Diretor da Caixa Econômica Federal (CEF), que irá fechar 131 unidades internas e administrativas em todo o Brasil, enxugando os 424 departamentos para 293.

Porém, de acordo com assessoria de imprensa da Caixa Regional Mato Grosso, no Estado a CEF reabriu o Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE) e os funcionários, que se enquadram no perfil podem aderir ao programa até o dia 14 de agosto. O objetivo, segundo o banco, é ajustar a estrutura da CEF ao cenário competitivo e econômico atual, buscando mais eficiência.

A opção pela adesão fica a critério do empregado e a prerrogativa de acatar a proposta de desligamento é do banco. Se o pedido for acatado, o desligamento ocorrerá entre 24 de julho e 25 de agosto deste ano, por meio de rescisão do contrato de trabalho a pedido, dispensando-se o cumprimento de aviso prévio.

Podem aderir ao programa os empregados aposentados pelo INSS até a data de desligamento, sem exigência de tempo mínimo de efetivo exercício na CEF; aptos a se aposentarem pelo INSS até 30/12/17, também sem exigência de tempo; funcionários com no mínimo 15 anos de trabalho na empresa (contrato de trabalho vigente, até a data de desligamento); funcionário com adicional de incorporação de função de confiança (cargo em comissão ou função gratificada) até a data de desligamento, também sem exigência de tempo na Caixa.

O incentivo financeiro, de caráter indenizatório, será equivalente a 10 remunerações base do empregado, limitado a R$ 500 mil por trabalhador, considerando como referência a data de 31/06/2017. O benefício será pago em parcela única, sem incidência de Imposto de Renda, recolhimento de encargos sociais e contribuição à Fundação da Caixa Econômica Federal.

O último PDVE em todo o país encerrado em março deste ano teve a adesão de 4.429 empregados. A meta era de 10 mil adesões. O banco não informou a expectativa de adesão com esse novo PDVE.

Segundo o diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT), José Gerra, a maior preocupação dos trabalhadores é com o desmonte patrocinado pelo governo federal. “Dizem que não serão fechadas agências, mas quem garante. Este já é o 2º PDVE aberto pelo governo. Só no 1º cerca de 5 mil trabalhadores perderam o emprego e a meta era o dobro”, analisa.

De acordo com o sindicalista, os trabalhadores já trabalham sobrecarregados e as agencias ficarão mais lotadas ainda, com acúmulo de trabalho. "Existem agências que já funcionam com 3 ou 4 funcionários. Quem sofre é o público que fica horas aguardando atendimento", cosnidera o diretor.

Guerra destaca que a CEF está presente em 25 municípios mato-grossenses sendo o único banco “social” do país. “O que se escuta nos bastidores é que o governo Michel Temer quer privatizar a Caixa Econômica. E o início de tudo é fatiando o banco e depois vendendo. O setor de seguros da Caixa já está vendido”, cita.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas empresas de Crédito (Contec), em agosto o alvo serão as agências. “A expectativa é de que 100 a 120 unidades em todo o país sejam fechadas até o 1º semestre de 2018”, denúncia texto da Diretoria Executiva publicado no site da entidade.

Dentre diversos critérios, a direção da Caixa estabeleceu o financeiro como o mais importante. Por isso, o fechamento das agências deve seguir a seguinte ordem: 1º, as aquelas que dão prejuízo. Segundo, as que não dão lucro (empatam). Por fim, as que dão resultado abaixo do esperado.

Ao todo, a Caixa tem 4,2 mil agências e postos de atendimento espalhados por todo Brasil. “A Direção Executiva da Contec repudia a iniciativa da empresa e cobrará explicações no sentido de reverter todo esse movimento que precariza as relações de trabalho e desvaloriza o banco”, conclui o texto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE