sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Conta de energia elétrica está mais cara este mês em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Conta de energia está mais cara este mês e a tendência é que permaneça nesta condição até o reinício do período chuvoso, em novembro. Com a bandeira tarifária vermelha patamar 2 já hasteada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desde o dia 1º, os consumidores precisam redobrar a atenção com o uso da eletricidade. Neste período, cada consumidor paga um adicional de R$ 5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, alerta a concessionária de energia de Mato Grosso.

Apesar da vigência da bandeira tarifária mais onerosa, certo alívio no bolso pode vir com a mudança de temperatura nos meses de junho e julho. Isso porque nos dias de clima mais ameno muitos mato-grossenses dispensam o uso do ar condicionado, lembra o conselheiro do Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica (Concel), Teomar Magri.

Em 2018, de janeiro a abril ficou hasteada a bandeira verde. Em maio, a bandeira mudou para amarela, já caracterizando o fim do período úmido. A diminuição das chuvas reflete no nível dos reservatórios. Com isso, aumenta o risco hidrológico e eleva o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD), comenta o Magri. “São essas condições que determinam a bandeira a ser acionada”, reforça.

Segundo ele, a maioria dos submercados estão com os reservatórios com volume de água abaixo de 50%. Exceção é a região Norte, onde o nível dos reservatórios chega a 71%. “Até o recomeço do período chuvoso, em novembro, a tendência é que continue acionada a bandeira tarifária vermelha, oscilando entre o patamar 1 e 2”, conclui o conselheiro do Concel. Orientações repassadas pela EMT para economia na conta de luz inclui a análise do histórico do consumo. Com isso, o consumidor poderá avaliar se a energia está mais cara pela mudança de bandeira ou pelo aumento da demanda. Outras orientações para reduzir a despesa com energia em casa é tomar banhos mais curtos.

No verão, o chuveiro deve ser ajustado para a temperatura morna ou fria. Se precisar ligar o ar condicionado, feche antes as portas e janelas. Manter limpo o filtro do aparelho também ajuda a economizar. Ao usar a geladeira, abra pelo menor tempo possível, evite colocar alimentos quentes dentro e avalie se as borrachas de vedação estão bem conservadas. Quanto ao uso do ferro elétrico e da máquina de lavar, o ideal é reunir muitas peças para lavar ou passar para diminuir o tempo de uso dos aparelhos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...

Novo sorteio do ‘Emplaca Lucas’ será em maio com R$ 20 mil distribuídos em 10 prêmios

Proprietários de veículos que receberem o primeiro emplacamento ou...
PUBLICIDADE