sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Consumidores conseguem suspender a cobrança da assinatura básica do telefone

PUBLICIDADE

Clientes da Brasil Telecom, descontentes com a cobrança da assinatura básica, ganharam na justiça, liminarmente, o direito à exclusão da mesma de suas faturas de telefone. Rosemeire de Oliveira Silva, Adalgisa de Oliveira Ribeiro, Joanir Ribeiro de Moraes Barros , Enezio Rodrigues Gomes, Erson Jairo da Cunha, Antonio Honório Pires, Edwiges Ribeiro de Moraes, Francisco Ribeiro de Lima, Maria Leoncia de Souza, Maria Claudina da Mata, João Pereira Mendes Filho, Jose Duenhas Neto, Maurício Alves de Souza, Mary Ângela Bof, Antônio Rodrigues Cardoso e Irce Ferreira da Silva, são os mais novos contemplados com decisões favoráveis a seus pleitos. Eles tiveram seus pedidos acolhidos pelo juiz da 6ª Vara do Juizado Especial Federal Cível, Gustavo Moreira Mazzilli, que deferiu a tutela antecipada e determinou à concessionária de telefonia Brasil Telecom que “não cobre, a partir da intimação desta decisão, a tarifa básica da assinatura mensal da linha de telefone do autor”.

No entendimento do magistrado, “a tarifa fixa básica da telefonia é ilegal”. No caso de descumprimento da decisão, a Brasil Telecom terá de pagar multa de 5 mil reais.

Em sua decisão, o juiz destaca que “toda relação de consumo se pauta por uma regra básica: a da equivalência das prestações. Cada gasto do consumidor deve corresponder a um serviço ou produto do fornecedor. Isso permeia e está subjacente ao sistema consumerista”.

Segundo ainda a decisão do juiz, “não poderia uma resolução de uma agência reguladora afastar este princípio básico de todo um sistema construído depois de muita discussão doutrinária”. E acrescenta: “Além disto, o princípio da legalidade nos ensina que só estamos submetidos às regras votadas e aprovadas pelo Parlamento. Agência, órgão composto por agentes escolhidos por autoridade pública, não pode obrigar o consumidor a deveres que o CDC repudia”.

A cobrança da assinatura básica é contestada em todo o Brasil porque ela não tem previsão legal e é cobrada independentemente do uso efetivo de serviços pelo consumidor. Em outras palavras, as empresas de telefonia fixa cobram a assinatura básica mesmo que o seu cliente não use o telefone uma única vez durante um mês inteiro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE