sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Começa em Sinop a Norte AgroShow com foco no fortalecimento do agronegócio regional

PUBLICIDADE

A Norte AgroShow começou, esta manhã, no parque de exposições da Acrinorte, com 137 expositores de diversos segmentos que estão expondo colheitadeiras, tratores, implementos agrícolas, sementes, equipamentos para irrigação e muitos outros para otimizar resultados nas atividades do dia a dia em fazendas. Empresas prestadores de serviços em diversas áreas no agronegócio também estão na feira, bem como concessionárias de veículos e demais segmentos. A visitação vai até sexta-feira, das 8 às 18hs, e os expositores recebem os agricultores, pecuaristas e empresários para fazer negócios. Eles também assistirão palestras e participarão de debates sobre novas tecnologias, pesquisas, linhas de crédito e tendências do agronegócio.

A feira tem vitrines de demonstração tecnológica, estandes de instituições financeiras detalhando linhas de crédito na agricultura, pecuária, indústria, comércio, prestação de serviços e palestras temáticas voltadas à difusão das inovações do campo.

A abertura oficial foi feita, há pouco, pela diretoria da Acrinorte e do Sindicato Rural de Sinop -que organizam a Norte AgroShow-, a prefeita Rosana Martinelli, deputado federal Nilson Leitão, e lideranças do agronegócio e empresariais. O governador Pedro Taques chegou após a solenidade, andou pelo parque e conversou com expositores.

O presidente da Acrinorte, Olvide Galina, disse que o evento proporcionará avanços em três áreas. "A primeira é a compra e venda de insumos e máquinas. A segunda é o treinamento, o conhecimento dos colaboradores de toda essa gama de agropecuária, conhecerem as tendências de inovação da tecnologia, cobertura de solo após colheita de soja, novas variedades de pastagens. A terceira é que vise também a área comercial tanto o lado dos maquinários como o lado dos agricultores", analisou.  "O agronegócio têm grande importância, necessita de uma feira e esse foi o primeiro requisito que nós tivemos. Todo ano tem inovação como na soja como no milho, todas as culturas tem novidades. A agricultura familiar precisa de inovação para diminuir custos. Existe necessidade da área comercial para vim expor aqui e toda a população vir aqui e ver as máquinas. Com isso, todo agronegócio, toda sociedade vê essas inovações num mesmo espaço", acrescentou.

O governador Pedro Taques (PSDB) disse que a Norte AgroShow será uma feira muito importante para Mato Grosso. “É uma feira tecnológica muito importante de conhecimento. As ferias em todo o Estado estão se moldando e mostrando que Mato Grosso está em uma nova fase de agregação de valores".

A prefeita Rosana Martinelli elogiou a Acrinorte por estar "sempre inovando. Esse novo modelo temos a certeza que está dando certo. Sinop é uma cidade que dá certo, a prova disso é essa renovação do modelo da exposição, transformando principalmente numa feira comercial. E, hoje, estamos aqui com o sucesso, muitos investimentos e isso é extremamente importante para o município que venha fortalecer cada vez mais a nossa economia. Então, essa feira movimenta o comércio de uma forma geral, principalmente na área de turismo também. Nós queremos estar implantando em Sinop o turismo de negócios porque é extremamente motivador, rentável para o município, acaba beneficiando restaurantes, (setor) vestuário e postos (combustíveis). É aampla e todas as categorias são beneficiadas e, principalmente, daremos oportunidades de muitas pessoas conhecerem nosso município", acrescentou.

O primeiro workshop foi no setor econômico, com Sudeco – Sedec – BNDES, sendo mediado por Carlos Avalone – Diretor das Federações das Indústrias de Mato Grosso e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado. Os participantes são Edmilson Alves, diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos da Sudeco, Mário Miranda – gerente Centro-Oeste BNDES e Sotero Neto – superintendente Estadual de um banco.

13h30 – palestra: posicionamento de forrageiras de clima tropical com foco na produção de grãos
Palestrante: Rodrigo Medina

14h20 – palestra: Reprodução, com o alestrante professor José Luiz Vasconcelos

15h10 – palestra: Agronegócio em Mato Grosso – Que caminho seguir ? palestrante Rui Prado

16h – palestra planejamento patrimonial sucessório – Continuidade no agronegócio, palestrante Fabio Marçal

18h – Palestra Economia e política de Mato Grosso e do Brasil, com o jornalista, escritor e economista Gerson Camarotti

Quarta-feira
8h – Tatersal da Acrinorte
Painel da carne – O futuro do mercado – mediador Luiz Patroni
Participantes: Guilherme Nolasco – Presidente do Imac
Marco Túlio – Presidente da Acrimat
Raulino Teixeira Machado – Presidente da Acrismat
Luiz Freitas – Presidente da Sindfrigo
Paulo Belincantta – Pecuarista

14h20 – palestra Novo enfoque para o cruzamento industrial, com o palestrante Arthur Vieira

15h10 – palestra: Tecnologias inovadoras para maximizar o potencial produtivo da soja, com Fransergio Batista

16h – palestra: Cooperativismo como modelo agregador de renda e desenvolvimento da sociedade –  Sicredi

16h40 – palestra Pense grande, faça história, com palestrante: Marcos Aurélio Almada, do Sicoob

17h – palestra: Atualidades e perspectivas para a melhoria da eficiência produtiva em rebanho de corte (com tradutor)
com  Milo Wiltbank, PhD – University of Wisconsin (Universidade de Wisconsin)

18h – palestra Pecuária, como produzir mais, garantindo maior qualidade e rentabilidade, com Miguel Cavalcante

Quinta-feira (8)
8h – painel – Grãos que sustentam a nação- mediadora: Kelen Severo, com seguintes participantes:
Antônio Galvan – Presidente da Aprosoja
Gutemberg Carvalho – Presidente da Aprosmat
Normando Corral – Presidente do Sistema Famato/ Senar
Alexandre Shenkel – Presidente da Ampa

12h – leilão de touros

18h – Rancho do Criador – palestra: Foco – superação – resultado – o caminho de sucesso para o agronegócio, com o palestrante, jornalista José Luiz Tejon

(Atualizada às 14:55h)

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT aponta “avanços significativos” em obra de ferrovia entre Goiás e Mato Grosso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou hoje...

Mato Grosso aumenta em 32% produção de etanol e é o 2º maior do país

Mato Grosso se tornou o segundo maior produtor de...

Design sinopense tem projeção internacional e é destaque na revista Exame

O design sinopense Airon Martin está vivendo um dos...
PUBLICIDADE