sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Coletor dados portátil do consumo de água em Sinop reduzirá custos de serviço em 50%

PUBLICIDADE

O novo equipamento, que se assemelha com uma calculadora de escritório, trabalha na coleta portátil dos dados da conta de água do consumidor sinopense e faz a impressão simultanea e imediata da fatura, através de uma bobina com o impresso da administração municipal.

O objetivo da implantação desse sistema em Sinop é reduzir o custo de serviço em até 50%. Hoje o leitor manual da fatura vai até a residência, coleta os números, retorna ao escritório do SAE (Serviço de Água e Esgoto), digita os dados no sistema, imprime e retorna à residência, para finalmente, fazer a entrega do boleto de pagamento.

Esse processo faz com que o levantamento de gastos dos 18 mil consumidores de Sinop, leve até 25 dias para ser feito nos dias de chuvas e 20 nos dias de seca. Com o novo sistema, o leitor fará uma única visita ao consumidor e no ato da leitura a entrega do boleto.

Com 4 leitores trabalhando em 8 rotas, esse processo levará 15 dias para ser concluído, uma bobina atende à 100 consumidores. “O leitor manual faz de 50 a 100 residências por período, o coletor portátil faz de 250 à 300 por período. Uma redução no serviço em 50% e aumento de resultados em 100%”, disse ao Só Notícias, o coordenador do SAE, Hildebrando França.

Ele informou que o sistema não será implantado de imediato, por completo, pois os técnicos têm que passar por uma fase de adaptação às máquinas. Só Notícias apurou que o aparelho também reduzirá a chance de erro na leitura, uma vez que o consumidor poderá acompanhar o cálculo. Os coletores foram tercerizados e a Prefeitura fará uma fase de adaptação por 60 dias. E só depois o contrato de aquisição do software através de aluguel, que ainda não teve o valor definido.

A apresentação do coletor de dados e o lançamento do novo serviço, serão no gabinete do prefeito Nilson Leitão e após o evento, os presentes poderão verificar o funcionamento do equipamento na visita in loco a alguma residência ou comércio onde será feita a leitura através do aparelho.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE