quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Agricultores bloqueiam BR-163 em Sinop hoje, amanhã e 5ª

PUBLICIDADE

Começa daqui a pouco em Sinop e Sorriso, o que promete ser o maior movimento em prol da agricultura dos últimos anos. O movimento SOS Rural, que vai atingir mais 9 pontos estratégicos em Mato Grosso e será realizado também em outros Estados brasileiros, deve reunir mais de 50 mil pessoas, número atingido no movimento prévio realizado em Mato Grosso no último dia 20.

Orizicultores, sojicultores, pecuaristas e demais produtores rurais pretendem fechar a BR-163 esta manhã, no Alto da Glória, em Sinop. Estarão concentrados neste ponto, produtores de Sinop, Vera, Santa Carmem, Tabaporã, Matupá, Peixoto de Azevedo, Cláudia, União do Sul e outros municípios do Nortão. Segundo os organizadores, estão sendo esperadas mais de 5 mil participantes.

Em Sorriso, a manifestação vai ser na altura do Posto Redentor, a 4 km do centro. Sorriso, é o maior produtor de grãos de Mato Grosso e o maior produtor de soja do Brasil- aproximadamente 600 mil hectares. Nessa safra, porém, a produtividade, que antes atingia a 53 sacas por hectare, caiu para em média 48 sacas por hectare devido ao excesso de chuvas, ferrugem asiática e outros fatores.

Uma caravana de pelo menos 400 produtores estará se deslocando de Nova Mutum (190 Km de Sorriso) para se juntar ao movimento que vai concentrar ainda produtores de Lucas do Rio Verde (campeão brasileiro na produção do milho safrinha), Nova Ubiratã, Tapurah, Ipiranga do Norte e Itanhangá. A organização acredita que deve passar de 3 mil produtores.

Os agricultores vão reivindicar do Governo Federal, a liberação de recursos do Fundo Amparo ao Trabalhador (FAT), a manutenção dos empregos no campo e novos rumos da política monetária nacional. Em Sorriso, estarão sendo cadastrados os trabalhadores rurais que já estão desempregados.

Também serão cobrados: a diminuição da carga tributária, melhoria da logística para o escoamento de grãos, a liberação de defensivos para o agronegócio brasileiro e a renegociação de dívidas do agronegócio, uma vez que na aquisição de insumos e despesas para o plantio a prática acontece em dólar.

Tratores, máquinas agrícolas, caminhões e caminhonetes, veículos usados pelos agricultores vão invadir a BR-163, bloqueando a passagem dos veículos. Somente ambulâncias poderão passar. A Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso) deverá definir ainda hoje se haverá interrupções no bloqueio ao meio-dia, retomando o protesto uma ou duas horas depois.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...

Cresce número de passageiros no aeroporto de Rondonópolis; Alta Floresta tem queda

O aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, registrou aumento...

Empresas de Diamantino contratam 535 novos profissionais, Juara 82 e Nova Mutum 45

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 535 vagas de empregos,...

Pesquisa do CISE aponta que 34% dos sinopenses pretendem fazer compras de Páscoa

O levantamento divulgado pelo Centro de Informações Socioeconômicas da...
PUBLICIDADE