terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Valorização das culturas populares é o foco do prêmio Tradições MT

PUBLICIDADE

Promover o fortalecimento e a valorização das culturas populares tradicionais é um dos objetivos do prêmio Tradições MT. Os projetos selecionados na segunda edição do certame receberão auxílio financeiro no valor de R$ 50 mil. Foram 133 iniciativas inscritas e nove selecionadas, sendo duas de Cuiabá e as outras de municípios de diversas regiões do estado como Brasnorte, São José dos Quatro Marcos, Várzea Grande, Poconé, Sorriso, Nortelândia e Cáceres, atendendo ao princípio de descentralização da cultura previsto na lei nº 10.379/2016, do Fundo Estadual de Política Cultural.

Também são objetivos do prêmio fomentar ações voltadas à diversidade cultural do estado que preservem os saberes e práticas tradicionais passados por mestres e mestras, incentivando os processos de transmissão destes saberes entre as diferentes gerações.

Essa doação de conhecimento, dos mais velhos para os mais novos, é o foco de alguns projetos selecionados como o intitulado Jejakanamapi Katetirikiná – Nós nos alegramos com a Katêriti, de Brasnorte, que visa reativar as práticas de confecção e execução musical das flautas Katêtiri, hábito que vem se perdendo entre as novas gerações. A idéia é retomar, entre os jovens, a prática do uso do instrumento tradicional a partir dos ensinamentos dos anciãos que dominam essa habilidade.

A preservação das festas populares como manifestações legítimas de um povo está contemplada em alguns projetos selecionados nesta edição como, por exemplo, A Dança do Congo de Livramento, o Sagrado e a Diáspora, de Cuiabá. O foco é a manifestação artística de uma comunidade negra rural no município de Nossa Senhora do Livramento. O projeto envolve a produção de um videodocumentário que inclui registros da festa, bem como entrevistas com lideranças locais, moradores e dançarinos.

A Folia de Reis de São José dos Quatro Marcos, que acontece desde 1996 e reúne foliões que atuam nas companhias de reis da região Oeste de Mato Grosso, está em outro projeto selecionado no edital. A ação busca expandir essa manifestação tradicional da cultura popular, respeitando e valorizando as expressões culturais trazidas pelos imigrantes.

A mesma festança é tema do projeto Festa de Santo Reis, de Cáceres, que acontece há 35 anos. O projeto contemplado no prêmio busca dar continuidade a uma tradição mantida há mais de três décadas, além de ampliar o acesso da população aos bens culturais do município.

Preservar a tradição e estimular a promoção e a preservação da cultura e a religiosidade da população local são os objetivos da Festa de Sant’Ana, em Nortelândia, que já está na 58ª edição, e cujo projeto também foi selecionado no prêmio.  Segundo os proponentes, a festa faz parte do calendário turístico de Mato Grosso e, ao longo dos dez dias, gera emprego e renda em segmentos diversos.

A cultura africana faz parte de duas iniciativas selecionadas na segunda edição do Tradições MT. No projeto Afro paladar – Nutrindo a Cultura, de Cuiabá, o foco é a gastronomia, mais especificamente a culinária quilombola. Sete comunidades quilombolas serão visitadas para que nelas sejam registradas (em vídeo, fotografia e textos) as raízes da culinária tradicional, visando a preservação dessa cultura e a sua valorização. O produto final é um catálogo com receitas das comidas tradicionais dos quilombolas de Mato Grosso, relacionadas às principais atividades culturais protagonizadas nas comunidades.

No projeto 3º Berimbau Chamou, de Sorriso, a capoeira é inserida no contexto cultural com a realização de diversas atividades como palestras, cursos de musicalidade, mostra de cantigas e o tradicional Batizado, evento que reúne mestres, alunos e fortalece a Roda de Capoeira, tombada pelo Iphan como patrimônio imaterial brasileiro.

Já o projeto Violas de cocho itinerante – As violas dos mestres, de Várzea Grande, busca restaurar e preservar as esculturas e peças acessórias que simbolizam a cultura cuiabana e estão localizadas em rotatórias de avenidas da capital.

A iniciativa intitulada Raiz do Pantanal, de Poconé, completa a lista de projetos contemplados neste edital. Trata-se de uma exposição multimídia que integra um trabalho desenvolvido há mais de 30 anos sobre o homem pantaneiro e suas tradições, tendo a fé, as rezas cantadas e as festas de santo como protagonistas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE