sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Ritmos folclóricos de MT apresentados nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro

PUBLICIDADE

O colorido de saias e lenços, combinado com um sorriso largo no rosto, contagiam o estande de Mato Grosso no Rio Media Center (RMC), espaço destinado à cobertura jornalística das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, hoje e amanhã. O grupo Flor Ribeirinha apresenta danças típicas do estado – o siriri e cururu. Hoje, o grupo fará uma prévia do siriri e cururu e, amanhã, será a apresentação oficial.

Com melodias alegres e letras que têm como inspiração a vida perto do rio e as tradições religiosas, o grupo é considerado um dos melhores da região nesta modalidade. O siriri e o cururu são danças mato-grossenses, realizadas na região sul de Cuiabá há mais de 200 anos e que refletem o multiculturalismo brasileiro formado por índios, negros, portugueses e espanhóis. Os movimentos executados pelos dançarinos têm origem em antigas representações, sejam indígenas e/ou portuguesas. O ritmo é harmonizado e marcado pela batida da viola de cocho, do mocho e do ganzá.

O siriri é dançado e cantado por homens, mulheres e crianças em fila ou roda formada por pares que cantam e batem palmas no compasso rápido e forte da música. Já o cururu é dançado apenas por homens. Nas duas danças, o coro às vezes monótono é próprio do som ameríndio, com clara influência da música serena e melodiosa repleta de sentimento religioso dos colonizadores. A marcação feita por instrumentos de percussão é herança da música africana.

Idealizado por dona Domingas Leonor, o Flor Ribeirinha nasceu em 27 de julho de 1993, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, situada à margem esquerda do Rio Cuiabá, pertencente ao distrito do Coxipó da Ponte. O grupo folclórico foi avaliado pelo Governo de Mato Grosso como instituição de memória enquanto meio que detém, divulga e preserva elementos materiais e simbólicos de uma cultura.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE