terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

In-Próprio Coletivo circula por MT com o espetáculo OraMortem

PUBLICIDADE

Circulando com OraMortem pelo país, o in-Próprio Coletivo, dá continuidade a sua primeira turnê com apresentações simultâneas em municípios de Mato Grosso. Cumprindo a primeira etapa de viagens do projeto aprovado pelo edital de incentivo à produção e descentralização de ações da Secretaria de Estado de Mato Grosso, Circula MT, o grupo chega a Vila Bela da Santíssima Trindade nesta quarta-feira (13), com apresentações às 19h e 20h, no Palácio dos Capitães. A entrada é gratuita.

O espetáculo de estética peculiar é encenado em meio a um espelho d´água como recurso de uma segunda dimensão visual e não esconde as engrenagens técnicas. Escancara a estrutura interna da criação, em que a iluminadora Karina Figueredo e os músicos Estela Ceregatti, Jhon Stuart e Luiz Gustavo Lima são performers do espetáculo. Manejam múltiplas linguagens para tecer a dramaturgia com todas as linhas envolvidas, como a luz, a música, o espaço e os atores.

De acordo com uma das idealizadoras do coletivo, a atriz Daniela Leite, OraMortem é inspirado em um instante de delírio e transbordamento dos afetos da avó, uma mineira de 90 anos que logo após a viuvez, em 2011 passou a viver uma inusitada relação com suas memórias, como se só tivesse a percepção de sua vida enquanto jovem.

“Ela passou por uma cirurgia de catarata e, possivelmente devido ao uso de anestésicos somados às fragilidades emocionais daquele período, passou a ter delírios. Acredita ser jovem, como numa mudança brusca de percepção do tempo”, explica Daniela.

É daí que surge a personagem que encena ao lado do ator Pedro Vicente. Papel que antes fora de Felipe Vicentim, jovem ator que devido a complicações de uma pneumonia, morreu antes de circular pelo edital e que não pode sequer, dar continuidade à sua participação no Sesc Palco Giratório.

Curiosamente, o espetáculo OraMortem trata a proximidade da morte como sintoma de vida. O corpo envelhecido da personagem mulher transborda em afeto a partir do encontro com o inesperado, um jovem rapaz que traz inscrito em si memórias que disparam possibilidades até então desconhecidas. 

Ainda pelo cronograma de circulação, o in-Próprio Coletivo realiza a oficina “Corpo e Luz: Experimentações de Grafias no espaço”, um exercício de aproveitamento teatral do corpo, luz e espaço. Esta será realizada na Escola Verena Leite de Brito, das 9h às 12h.

No dia 15, o grupo já estará em Cáceres para a apresentação do espetáculo às 19h e 20h, no Ginásio da Unemat. A oficina será realizada também na Unemat, no dia 16 de julho, das 09h às 12h. Assim como em Vila Bela, a inscrição é gratuita.

O grupo que se divide em apresentações por 25 cidades brasileiras pelo projeto do Sesc, Palco Giratório, definiu um cronograma que faz alusão à relação que o espetáculo mantém a fluidez da água. Na primeira etapa passam então por Vila Bela da Santíssima Trindade às margens do Rio Guaporé e depois rumam a Cáceres encontrar o Rio Paraguai.

“Já na segunda etapa vamos seguir o curso do rio das Mortes até desaguar no rio Araguaia, nas cidades de Primavera do Leste, Nova Xavantina, culminando em São Félix do Araguaia. O critério para a escolha destas cidades foi a proximidade com as águas que as atravessam, circundam e invadem, assim como cada uma delas derrama, transborda e se refaz em seus rios. Só um edital como o Circula MT nos proporcionaria a oportunidade de colocar em prática este conceito”, declara Daniela.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE