quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense é realizado em Alta Floresta

PUBLICIDADE

O Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF) realiza a sétima edição do Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense, entre os dias 5 e 13 deste mês, no Espaço Cultural TEAF. Com apresentações de grupos regionais e nacionais, o evento integrado ao Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso promove intercâmbio entre artistas e revela à plateia grandes destaques da produção de teatro na atualidade.

Muitos espetáculos que participam desta edição são permeados por abordagens políticas e sociais que estimulam reflexão. Essas escolhas foram pautadas pelo atual momento político que vive o país, um dos mais complexos da história.  Além das peças, ocorrem também oficinas, “tertúlias teatrais” – rodas de conversas sobre o fazer teatral – e uma inédita e importante ação de interação artística. Durante o festival, o TEAF receberá o grupo O Imaginário (RO) e ambos desenvolverão atividades de interação estética que visam ampliar seus trabalhos e retroalimentar suas produções e novas montagens.

Já a Cia Carne Agonizante vem de São Paulo para encenar os espetáculos “Colônia penal”, “O canto preso” e “Estado Independente”. O Imaginário, de Porto Velho, além da atividade interativa, também apresenta os espetáculos “Exercício de Palhaçaria” e “Mulheres do Aluá”. De Cuiabá, o grupo “Tibanaré” chega à cidade para levar às ruas seu “Andarilhos das Estrelas”. Representando a produção teatral do município, o TEAF entra em cena com “Dom Quixote” e o espetáculo de contação de histórias “Contos da Carochinha”, da atriz e narradora Patrícia Pereira. Também integrará a programação o espetáculo de malabarismo com o artista de rua Vinicius Porto Trecha.

Apostando na democratização do acesso à cultura, uma das premissas do Circuito de Festivais idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), os espetáculos atenderão ao público adulto e infantil com apresentações que alcançam, ainda, escolas públicas.

Sendo assim, a população de Alta Floresta e região terá a oportunidade de se envolver e participar de atividades culturais de grupo com vasta carga de trabalhos culturais e de repercussão nacional e internacional, como destaca um dos idealizadores do Festival, Ronaldo Adriano. “Cada vez mais o festival tem se consolidado como agenda cultural na cidade e no estado, único palco em Alta Floresta e região para mostrar produções teatrais do Brasil, e até mesmo do exterior. Outro ponto a destacar é a participação efetiva do grupo na construção e realização do circuito de festivais”, numa ênfase à importância artística e cultural do grupo.

Desde a fundação, há longínquos 28 anos, o TEAF tem buscado a interação e envolvimento com outros grupos teatrais e também a formação de público. Em 2006, deu início ao Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense e, desde então, foi aprimorando a programação de cada uma das edições e aperfeiçoando a troca de vivências com o público alta-florestense.

“Levando-se em consideração o momento atual, estamos muito felizes porque conseguimos manter o festival, apesar de uma série de dificuldades, inclusive financeira, dentre outras. Mas conseguimos resistir às intemperes e o festival vai acontecer. Mais uma vez o público de Alta Floresta será agraciado com o poder transformador do teatro”.

O ingresso de todas as iniciativas será de valor voluntário, ou seja, as pessoas têm liberdade para pagar quanto quiser e se puder. A programação completa pode ser acessada na página do grupo no Facebook ou pelo site www.teatroexperimental.com.br, no qual serão disponibilizados mais detalhes sobre os espetáculos desta edição do Festival.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...

Abertas inscrições de festival para bandas e artistas regionais em Mato Grosso

Bandas e artistas regionais poderão se apresentar no mesmo...
PUBLICIDADE