sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Documentário sobre Xavantes será lançado nesta quinta-feira em MT

PUBLICIDADE

O filme “Xavante: Memória, Cultura e Resistência”, aprovado no Prêmio Tradições MT da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), será lançado, hoje, às 19h30, no cinema da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus Araguaia, em Barra do Garças.

O filme traz a primeira parte de um conjunto de imagens inéditas sobre os rituais Wapté Monhõnõ e Darini (Wai’á rini), cerimônias que iniciam os jovens xavante na vida espiritual e social da aldeia. Os depoimentos na língua originária priorizam o lugar de fala do indígena no documentário.

Além disso, o filme discute sobre os direitos territoriais, as reivindicações indígenas e o conhecimento sobre a cultura xavante para a comunidade não indígena, buscando sensibilizar o espectador sobre a importância histórica dos povos indígenas no País por meio da preservação da memória e o registro dessas cerimônias essenciais da cultura xavante.

O filme integra um projeto do Núcleo de Produção Digital, Formação Técnica e Difusão Audiovisual (NPD), do Campus Araguaia. De acordo com o diretor do documentário, Gilson Costa, o filme terá duas versões: uma de 26 minutos para a televisão e outra de 33 minutos para exibição em festivais de cinema do País e televisão comunitária. O material também será disponibilizado para a Programadora Brasil e, gratuitamente, para as escolas públicas da região de Barra do Garças e General Carneiro.

“O produto previsto pelo edital, que era a produção do documentário, se multiplicou. Criamos um circuito de exibição e ele ainda será exibido em um festival. Acredito que isso dá ainda mais visibilidade à cultura xavante”.

Na ocasião do lançamento do documentário, também será realizado o Colóquio: Narrativas e Territórios: Dialogando com o Povo Xavante, que busca explorar os conhecimentos de pesquisa e experiências de campo dos debatedores e do público sobre o conceito de território.

Para o colóquio, foram convidados lideranças e estudiosos da área. Gaspar Waradzeré, liderança Xavante e coordenador da Escola Indígena Namunkurá; Maíra Taquiguthi Ribeiro, graduada em Biologia e indigenista na Fundação Nacional do Índio (Funai) atuando junto às comunidades Xavante na Coordenação Técnica Local de Nova Xavantina; Magno Silvestri, graduado em História e Geografia, professor na (UFMT/CUA), doutorando em Geografia, linha de pesquisa Ordenamento Territorial.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE