sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Cine Teatro em Cuiabá reabre as portas em agosto

PUBLICIDADE

Além de trazer à atividade um dos equipamentos mais importantes do Centro Histórico da capital, a Secretaria de Estado de Cultura vem atuando para resgatar as cores e traços originais art déco. Quem passa pela avenida Getúlio Vargas observa que o Cine Teatro está de cara nova, porém, o tom escolhido é o que melhor representa a cor original da edificação inaugurada na década de 1940.

A reabertura oficial do Cine Teatro será no dia 3 de agosto, às 19 horas e a partir daí apresentações artísticas, com ingresso social, ocorrem durante todo o mês. A Associação Cultural Cena Onze foi selecionada por edital de chamamento público para gerir o espaço que ofertará permanentemente atividades culturais e educativas, incluindo uma escola permanente de artes cênicas.

Para desenvolver o que foi um verdadeiro trabalho de investigação, a equipe do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, investiu no processo de prospecção, com o auxílio do restaurador Fernando José Ribeiro dos Santos.

De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto de revitalização do Cine Teatro, Robinson de Carvalho Araújo, foi idealizada uma pesquisa científica para definir as cores do Cine Teatro nesta nova fase, primando por enfatizar os traços do Art Déco. “O impacto deste estilo se dá justamente pela limpeza arquitetônica de poucos detalhes, formas simples e suaves. O empenho em chegar à quase exatidão da cor original permite a visualização adequada do patrimônio histórico”.

Segundo o arquiteto, a extratificação foi feita meio de uma prospecção com intuito de revigorar as características originais. “Com essa técnica, é possível interpretar as camadas e as interferências que foram feitas no prédio. Foi assim que em sete camadas detectadas, conseguimos chegar ao tom utilizado na década de 1940. Por meio do pantone, uma tabela de cores, foi que identificamos em uma camada de reboco, os micropigmentos que basearam a nova pintura”.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, esse esmero com a revitalização do patrimônio histórico faz parte de um grande projeto de integração e fortalecimento de equipamentos culturais da cidade.

Histórico da cidade que são de nossa responsabilidade. Estes equipamentos funcionarão de forma integrada, criando um verdadeiro corredor cultural onde o cidadão poderá usufruir gratuitamente de museus, bibliotecas, teatros e áreas de lazer e convivência. Estamos trabalhando com foco nas celebrações de 300 anos de Cuiabá”.

As ações de resgate arquitetônico do Cine Teatro integram o Conexões Culturais, um projeto de valorização do conjunto patrimonial do Centro Histórico. O próximo a receber esse tipo de intervenção, é o Grande Hotel, que vai abrigar o Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa. Ao todo, sete equipamentos culturais estaduais localizados no Centro da capital serão reformados e readequados com o objetivo de ampliar a oferta de serviços e conteúdos culturais para a população.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE