sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Alunos Guarantã Norte e Alta Floresta participam de curso de ator em Cuiabá

PUBLICIDADE

A primeira semana do Curso de Ator empolgou os participantes. Alguns dos alunos chegaram a confessar que aguardavam uma certa monotonia e mesmices, porém, surpreenderam-se com o desenvolvimento das aulas. Neste período foram ministradas aulas de História da Arte e do Teatro Universal e também de Expressão Corporal.

Dos 45 alunos inscritos, 18 não residem em Cuiabá e vieram de diferentes regiões do Estado. A disciplina Expressão Corporal, nesta semana, coube a Silvana Teixeira. “A maior parte dos alunos já tem experiência com teatro, o que possibilita mais aprofundamento”, diz ela. A professora Maurília Valderez Amaral foi a responsável pelas aulas de História da Arte e do Teatro Universal.

“A gente não aprende as coisas pra guardar”, enfatizou Mauro Souto Silva, 31 anos, de Guarantã do Norte. Ele trabalha com teatro há uns dez anos e garante ter o compromisso de repassar tudo que vai aprender aos seus colegas de artes cênicas que moram em seu município. Ele sabia que o curso seria proveitoso, mas, garante que a expectativa está sendo superada e que compartilhar esse aprendizado, para ele, trata-se de uma questão pessoal.

Para Renata Weber, 18, de Alta Floresta, começou nas artes cênicas com dez anos. Nunca mais parou. Mostra-se bastante empolgada. Renata estava em Curitiba quando ficou sabendo do curso e talvez até se mudasse para lá. Inscreveu-se e passou no teste, para a sua alegria. “Estou adorando. O resultado está sendo ótimo”, destaca. Explicou que a formação que estão recebendo é para o corpo e para a cabeça e que pretende compartilhar essa experiência com os amigos do teatro de Alta Floresta.

Com apenas 16 anos, Mayara Siva Alves é a caçula do curso. Ela veio de Luciara, a mais de mil quilômetros de Cuiabá. “Uma chance como esta é difícil de surgir. Quando surgiu, agarrei com unhas e dentes”, disse. Desde bem novinha sempre gostou das artes, mas, pela primeira vez está passando por uma experiência profissionalizante nessa área. A expectativa de seus amigos lá em Luciara é grande. Todos querem compartilhar com Mayara os ensinamentos que ela está recebendo aqui.

O funcionário público Valdir Nunes Leal, de Nova Xavantina, também será um multiplicador de conhecimentos teatrais. Pela primeira vez está fazendo um curso mais longo e diversificado na área de teatro. “Estou gostando muito. E captando muitos conhecimentos”, explica Valdir. O aluno ressaltou que todos vão sair do curso com uma nova profissão e mais preparados para enfrentar as lides da dramaturgia.

O Curso de Artes Dramáticas – Ator é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura, com parceria com o Senac/Sesc e as secretarias de Emprego, Trabalho e Cidadania e de Segurança e Justiça. Com 900 horas/aula, o curso acontece em sistema intensivo em semanas alternadas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...

Abertas inscrições de festival para bandas e artistas regionais em Mato Grosso

Bandas e artistas regionais poderão se apresentar no mesmo...
PUBLICIDADE