sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Por que no te callas?

PUBLICIDADE

Mais uma manifestação marcante do presidente Lula foi aquela da última quinta-feira, ante um contido Gordon Brown, quando o Presidente do Brasil resolveu se queixar ao chefe de governo do Reino Unido de que a crise fora provocada por brancos de olhos azuis e que não é justo que índios e negros paguem por isso. Um jornalista inglês, perplexo, perguntou se a posição do presidente não estava sendo “ideológica” – respeitoso, usou um eufemismo para racista. E Lula alegou que apenas estava constatando um fato. O inglês deve ter sentido um calafrio na espinha. Tanto o pai quanto o avô dele sentiram na carne, há 70 anos,  as tragédias que podem ser geradas por idéias racistas. Culpar brancos de olhos azuis é um racismo invertido do arianismo de Hitler.

“Essa crise não foi gerada por nenhum negro, índio ou pobre” – ainda enfatizou Lula.  Se estivesse bem informado, não diria isso. O ex-chefão(CEO) do Merrill Lynch, um dos gigantes financeiros protagonistas da crise, é Stan O’Neal. Negro. Lembram-se da gigantesca e mal-fadada Fannie Mae, que desencadeou toda crise? Pois o ex-presidente dela se chama Frank Raines. Negro.  “Nunca vi banqueiro negro ou índio” – continuou o Presidente, gostando de seu desempenho. Pois não viu porque não quis. Eu precisei ir à África do Sul do appartheid, em 1982, para ver um banqueiro negro, porque nunca vira no Brasil. Elegante, ele desembarcou de um Rolls-Royce diante do mais luxuoso hotel da Cidade do Cabo.

Mais de duas décadas depois, a África do Sul encheu-se de banqueiros negros. E Lula esteve por lá. Será que não viu? Ou imaginou que os negros que estavam nas reuniões econômicas bilaterais não poderiam ser banqueiros?  Esteve no Zimbábue e não viu; em Angola e Moçambique e não viu. Impossível. Só se estivesse cego. Quanto a banqueiros índios, nos Estados Unidos eles têm hotéis, cassinos, agências de turismo e bancos para fazer funcionar essa estrutura financeira.

Brancos de olhos azuis… Fico me perguntando o que tem Lula contra Frank Sinatra e Paul Newman; o que tem contra o delegado da Polícia Federal Alberto Iegas, que conduz o inquérito da Camargo Correa. E pensar que Lula é tão ligado ao governador de seu estado natal, Eduardo Campos, um exemplar típico de branco com olhos azuis… No mesmo dia em que defendeu a tese racial, bem mais ao norte, o Presidente Obama recebia banqueiros. Como o chefão do American Express, Ken Chenault, negro, e o presidente do Citigroup, Vikram Pandit, indiano.

Parece que uma trave no próprio olho escuro não impediu o presidente de ver um cisco no olho azul alheio. Por aqui, índios morrem por falta de assistência médica, garantida pela Constituição. Negros, mulatos, caboclos, cafusos, são a maioria dos pobres e os que, proporcionalmente, pagam mais impostos ao governo federal. E não se conhecem, por aqui, banqueiros negros e índios. Que falta fez, naquele momento infeliz, um conselho enérgico do Rei da Espanha.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fim de campanha

  Durou seis anos. Foi um longo tempo. Mais...

Sem freios e contrapesos

Quando se fala sobre o funcionamento da democracia, começa-se...

O poder é o povo

Às vezes a gente precisa ouvir o óbvio para...

É agro, moço !

O PIB ficou acima da expectativa e o governo...
PUBLICIDADE